25 de outubro de 2008

YO NO CREO EN LAS BRUJAS, PERO QUE LAS HAY, LAS HAY!!!



Porque não sou do tipo que só acredita naquilo que vê.
Mas independente de crenças, acredito no belo e adoro uma tradição, cercada de histórias interessantes.



A história do Halloween, surgiu entre o povo celta, que acreditava que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. 
Para não serem possuídos, os vivos apagavam tochas e fogueiras de suas casas para que elas se tornassem frias, colocavam fantasias e desfilavam pelos bairros de maneira ruidosa e até mesmo destrutiva, a fim de assustar "aqueles que procurassem corpos para possuir". 




Por se tratar de uma festa pagã, a data passou a ser condenada durante a Idade Média e aqueles que a comemoravam eram perseguidos e condenados a fogueira pela Iquisição. Daí o nome "Dia das Bruxas".



O dia de Todos os Santos era anteriormente comemorado no dia 13 de maio. Porém, o Papa Gregório III mudou a data para 1 de Novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, a festa passou a ser celebrada universalmente. A partir de então, 31 de outubro ganhou sua celebração vespertina, ou vigília, uma preparação para a festa que acontecerá no dia seguinte. Em inglês, essa vigília era chamada de ALL HALLOW'S EVE (Vigília de Todos os Santos), adquirindo diferentes formas, até chegar ao conhecido HALLOWEEN. 
Se a mudança de data foi para tentar acabar com a celebração da tal festa pagã, não se sabe ao certo. Mas podemos tirar nossas próprias conclusões.



Essa história vai longe, e talvez tenha sobrado pouco das suas origens. 
Apesar do Halloween não ter tanta tradição no Brasil, eu sempre adorei.
Será que eu gosto mais da decoração do Halloween, dos doces ou das travessuras??????







Fotos extraídas de: blogs.smarte, inhabitat, johanna parker design, morewaystowastetime.blogspot
Pesquisa: Wikipedia, suapesquisa.com, entre outros.
Aproveito para me desculpar por nem sempre deixar aqui os devidos créditos, mas na ânsia de pesquisar tantas coisas, vou salvando imagens e depois fica impossível lembrar tudo. Ah, se eu fosse mais organizada...

Um comentário:

Talma disse...

Adorei seu post, rico de detalhes e bem pesquisado ( ajudei meu filho na escola a pesquisar). O meu, referente ao dia de hoje está muito xiita, eu sei, mas há que se sacudir um pouco as cabeças pensantes. Minha crítica é com relação às escolas adotarem, sistematicamente, uma data que não é nossa.
Quando meu filho estudava numa escola que hasteava a bandeira Nacional e cantava o hino toda a quarta, eu não me importava, mas agora que está noutra escola...ai!
Li seu post sobre a cozinha e lamento por você ter que passar por uma situação dessas. Quando a obra é nossa, vá lá, mas quando é dos outros a nos perturbar...paciência, Deus deve ter um prêmio prá vc, no final dessa jornada...rsss.
Bjs!