13 de fevereiro de 2009

SEXTA-FEIRA 13.



Uma Sexta-Feira 13, ou seja, uma sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado um número de coisas completas como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular.
A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerada um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias.

Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio.

Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Fonte: Wikipedia



Eu sempre adorei histórias de mitologia, lendas e afins. Mas sou daquele tipo, como já disse antes aqui e aqui, que NO CREO EN LAS BRUJAS, PERO QUE LAS HAY, LAS HAY.
Então um pouquinho de proteção não faz mal a ninguém. Mas será que a sexta-feira 13 é mesmo um dia de azar? O que você acha?

11 comentários:

Ruby Fernandes disse...

Adoro sexta-feira 13, aliás no começo de cada ano já procuro no calendário se vai ter alguma...mas, adorei mesmo a foto do gato preto com a língua de fora! Concordo com vc em relação as bruxas.
Bjokas!!1

Ruby Fernandes disse...

Raquel, querida!! então vc sabe exatamente o que estou passando, é cansativo, mais vale a pena né? Outra coisa em comum: eu e marido tb estipulamos um prazo de 3 anos para comprarmos NOSSA casa!!! ah, eu adoro o cabeçalho do seu blog "...mas ando de salto que é uma beleza". Bjokas

Andrea Guim disse...

Pra mim é um dia como qualquer outro. Na verdade, hoje eu tive um dia muito bom e proveitoso com boas novidades!!! Pena estar com um pouco de cólica, faz parte... Mas sobre las Brujas... Las hay!!!
Bjs!

Jane M disse...

Raquel eu acho que se alguma coisa vai mal e a gente tem alguem pra botar a culpa, melhor. Hj botei toda culpa nela, a sexta treze.
Bjo, seu blog e sua visita no meu.

Anônimo disse...

Hum,o n° 13 sempre trouxe sorte pra mim, e hoje não foi diferente.
Eu amo tudo que é místico, mas o sexta-feira 13 só assusta nos filmes msm..
Obrigada pelo selinho...
Beijão

KEKA disse...

Querida xará,
meu filhote, a coisinha que mais amo no mundo, nasceu numa sexta-feira 13!!!
era 13 de julho de 2001, sexta-feira...
preciso dizer mais alguma coisa???
beijocas

Lemniscata disse...

Apesar da má fama, a sexta-feira 13 também é considerada dia de sorte. O certo é que os números fazer parte do imaginário popular e, mesmo quem diz não ligar, acaba por se tornar diferente na indiferença :)! O número 12 é a marca da Física - o mundo conhecido - enquanto que o 13 é o que se encontra para além disso - a metafísica. Assim, o 13 é a marca dos Iniciados, é um número místico, por excelência.

Deisi disse...

Oi flor..não sei se você conhece, mas tenho um blog que

divulga e faz sorteios na internet, dá uma olhadinha!
http://bahtrilegaltche.blogspot.com
Tô fazsendo meu 3° sorteio lá, participa!!!!

Bjkas

Anônimo disse...

Oi, Rachel. Tudo bem? Muito bacana seu blog. Tenho mais uma curiosidade sobre a sexta-feira 13 que vc não citou: tanto a sexta-feira quanto o dia 13 já foram associados à pena de morte. Na tradição britânica, sexta-feira era o dia convencional para enforcamentos públicos e, supostamente, havia 13 degraus até a forca.
Curioso, né?
Abraços

Raquel disse...

Olá, Clarissa
Não sabia disso, super obrigada pela contribuição!

CoisasdeMaria disse...

Não acredito nestas supertições, mas como vc disse, no creo en las brujas...